Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Direito da FAMES dá início ao Núcleo de Prática de Mediação, Negociação e Arbitragem

Curso de Direito da FAMES dá início ao Núcleo de Prática de Mediação, Negociação e Arbitragem

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 07/08/2014 13h32, última modificação 18/05/2016 16h37
O projeto visa atender a comunidade local através de serviços alternativos de resolução de conflitos.

07/08/2014 13h32 - última modificação 18/05/2016 16h37

Curso de Direito da FAMES dá início ao Núcleo de Prática de Mediação, Negociação e Arbitragem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atento às tendências humanas e sociais de um mundo globalizado, o Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria propõe a criação do Núcleo de Prática de Mediação, Negociação e Arbitragem. O projeto já está sendo desenvolvido e terá o seu lançamento oficial na Aula Magna do Curso de Direito que será hoje,  às 19h, no auditório da instituição.

O projeto tem como objetivo conferir ao(à) acadêmico(a) uma base sólida de conhecimentos teórico-práticos, além de visão sistêmica e interdisciplinar da atividade jurídica, e despertar do senso crítico do(a) acadêmico(a) do Curso de Direito sob a perspectiva dos direitos humanos e assim tornar-se capaz de refletir sobre o acesso à justiça.

O Núcleo de Prática de Mediação, Negociação e Arbitragem oferece serviços gratuitos de mediação, negociação e arbitragem, à comunidade local e conta com o apoio do Núcleo de Prática Jurídica e dos Projetos de Extensão desenvolvidos pelo Curso de Direito para encaminhar casos identificados como potencialmente mediáveis.

A frente do projeto está coordenando as atividades a professora Joseane Pedroso, do Curso de Direito, e conta com a participação e apoio de acadêmicos(as) voluntários(as), selecionados(as) por meio de edital.

As práticas do núcleo são divididas em três eixos norteadores: o prático, composto pelos serviços de mediação, arbitragem e negociação; o ensino que busca disseminar as práticas por meio de oficinas e workshops e o eixo da pesquisa visando à produção de artigos e estudos referentes às técnicas.

Através do Núcleo de Prática de Mediação, Negociação e Arbitragem busca-se formar profissionais aptos(as) a seguir as tendências atuais do ensino jurídico e das formas alternativas para tratamentos dos conflitos sociais. Essas práticas surgem como meio de garantir a convivência harmônica e pacífica entre os indivíduos integrantes dos grupos sociais, além de permitir que o(a) cidadão(ã) comum tenha acesso à justiça.

             

Assessoria de Imprensa