Alunos da Administração e Ciências Contábeis realizam oficinas
14/06/2016 09h16
Os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) colocaram em prática os conhecimentos construídos na disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Organizados em grupos, eles executaram oficinas, dentro das áreas trabalhadas em sala de aula. O objetivo foi aproximar os alunos do 4º e 5º semestre das mais diversas realidades socioambientais.
De acordo com o professor Thiago Kader, que coordenou a atividade, os estudantes atuaram como membros no processo de transformação social dos projetos elaborados por cada grupo. “Neste semestre, tive a grata satisfação de contar com quatro grupos, que desenvolveram projetos, todos com ênfase na sustentabilidade e transmissão do conhecimento”, destaca.
O docente explica que cada grupo realizou uma iniciativa diferente. Um deles, organizou uma oficina de customização de roupas. “O objetivo central foi proporcionar uma alternativa de renda para os participantes”, afirma. As aulas foram ministradas no sábado, 4 de junho, nas dependências da FAMES, com o apoio da estilista Betânia Ayub.
Outro grupo confeccionou uma cartilha com dicas de conscientização financeira e ambiental. Foram impressas mil unidades do material, distribuídas juntamente com sementes de árvores nativas. No conteúdo, há informações importantes sobre como trabalhar em tempos de crise. O material foi lançado durante o 1º Seminário de Administração da FAMES, promovido entre os dias 6 e 8 de junho.
A terceira equipe desenvolveu o projeto “tempero da esperança”. Por meio de parceria com o Restaurante O Gauchão, foram ministradas três oficinas, tratando sobre boas práticas de alimentação, atendimento de excelência e criatividade na cozinha. Duas profissionais da área da nutrição contribuíram com palestras. A atividade ocorreu na sede do restaurante, no dia 6 de junho.
“Empreendedorismo na Prática” foi o tema abordado na oficina do quarto grupo. Este último também explorou o empreendedorismo social, através da apresentação do projeto “Esperança”, em parceria com a Secretaria de Turismo de Santa Maria, para a divulgação da Lei da Vila Belga.
Conforme o professor Thiago Kader, as oficinas foram ministradas pelos próprios acadêmicos, com o auxílio de empresários locais. Ele reforça que o foco da disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social é promover o conhecimento pela prática. “A cada semestre, novos e diferentes projetos são desenvolvidos”, finaliza.
Assessoria de Imprensa