Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conheça 11 carreiras para bilíngues e multilíngues

Conheça 11 carreiras para bilíngues e multilíngues

por Admin publicado 12/11/2020 14h45, última modificação 12/11/2020 14h45
No competitivo mercado de trabalho de hoje, muitos empregadores estão procurando pessoas que sejam capazes de falar mais de um idioma

12/11/2020 14h45

Conheça 11 carreiras para bilíngues e multilíngues
Imagem: site Berlitz

O aumento da globalização significa que a demanda por pessoas que podem se comunicar através das fronteiras é maior do que já visto até o momento. Aprender outro idioma pode expandir muito seus horizontes profissionais, além de aumentar suas chances de ganhar um salário mais alto, abre um "mundo de oportunidades" para viagens e aprimora seu conjunto de habilidades.

Listamos algumas das melhores carreiras para bilíngues para ajudá-lo a pensar sobre o que é possível para você e seu futuro profissional.

1. Tradutor/Intérprete

Vamos começar com um óbvio – inúmeras organizações exigem tradutores e intérpretes por todos os tipos de razões. Com mais e mais empresas em expansão global é improvável que haja escassez de empregos nessa área tão cedo.

Esse serviço é constantemente exigido em locais como hospitais, tribunais, universidades e unidades de imigração, o que significa que há muitos locais diversos de trabalho para pessoas que podem se comunicar em nome de outras pessoas. Além do mais, o emprego de intérpretes e tradutores deve crescer 17 por cento nos próximos dez anos – muito mais rápido que a média de todas as ocupações.

2. Representante de Atendimento ao Cliente

Com muitas empresas com call centers em todo o mundo, o atendimento ao cliente multilíngue tornou-se altamente valorizado – os cargos de representantes de vendas são os mais procurados para trabalhadores bilíngues no monster.com.

Resolver problemas por telefones pode ser difícil na melhor das hipóteses, então os empregadores estão buscando contratar pessoas que possam superar as barreiras do idioma e ajudá-los a ampliar sua base de clientes.

3. Gerente de Hospitalidade

Hotéis, resorts e atrações turísticas precisam de pessoas bilíngues para se comunicar com os visitantes do mundo todo – pense em balconistas, recepcionistas, concierges e gerentes de hospitalidade.

As três indústrias que dependem quase que inteiramente do turismo (acomodações, agências de viagens, operadores turísticos, transporte aéreo) emprega 3.3 milhões de pessoas na União Europeia, então os bilíngues têm uma excelente oportunidade de encontrar bons empregos neste setor em crescimento.

4. Especialista em Recursos Humanos

Especialistas bilíngues em recursos humanos permitem que as empresas tenham muito mais possibilidades de contratação. Um estudo de 2017 da McKinsey & Company mostrou que a diversidade étnica no local de trabalho estava claramente relacionada à lucratividade.

Pessoas multilíngues são inestimáveis nesta área, já que podem contratar candidatos de outros países e culturas – uma perspectiva atraente para empresas em expansão global.

5. Comissários de Bordo

Ser bilíngue é uma habilidade útil para qualquer pessoa na indústria de transporte aéreo, mas especialmente para os comissários de bordo. Com um número crescente de passageiros e o aumento das avaliações online, muitas companhias aéreas estão focando em atendimento ao cliente.

Isso significa contratar mais funcionários multilíngues para melhorar as comunicações a bordo — Em agosto de 2018, thetravel.com relatou que as companhias aéreas priorizavam candidatos fluentes em cantonês, holandês, francês, alemão, grego, hebraico, italiano, japonês, mandarim e/ou português.

6. Professor

Os professores que falam mais de um idioma são essenciais em áreas com populações multiculturais. É uma carreira com longevidade, especialmente porque muitas escolas agora estão investindo em melhores programas de idiomas para crianças mais novas.

Além do mais, os professores bilíngues são capazes de transmitir seu amor pela língua a uma nova geração.

7. Escritor/Redator/Jornalista

Pessoas bilíngues procurando carreira na mídia terão uma vantagem significativa. Para os jornalistas, falar outro idioma ajuda na pesquisa, condução de entrevistas e até mesmo na redação de artigos inteiros para a mídia não inglesa.

É uma habilidade necessária também para os redatores da área de publicidade e escritores que podem traduzir obras de ficção criativa, tornando-as acessíveis a um público mais amplo.

8. Profissional da Saúde

Hospitais e clínicas são locais movimentados que atendem a um grande número de pacientes diversos todos os dias. Pode ser estressante comunicar informações em uma emergência, especialmente para pessoas cuja língua materna não é o inglês – então médicos, enfermeiras, paramédicos, e equipes de telecomunicações de emergências bilíngues são muito procurados.

Poder ajudar desta forma economiza tempo e pode salvar vidas.

9. Assistente Social

Os assistentes sociais são parte vital da sociedade de hoje. Essa é uma carreira desafiadora, mas recompensadora e que requer grande consciência cultural.

Ser capaz de se comunicar com as pessoas e permitir que elas se expressem sobre questões potencialmente complexas e emocionais em seu idioma nativo é algo poderoso e valioso nessa carreira.

10. Gerente de Marketing

Para empresas que tentam vender seus produtos em todo o mundo, as campanhas de marketing internacional são fundamentais. O poder de compra está crescendo e as empresas precisam de pessoas que sejam fluentes no idioma de seus consumidores-alvo para transmitir as mensagens da marca com sucesso.

11. Consultores da Tecnologia da Informação (TI)

Há muito mais interação nesta profissão do que você imagina. Como as tendências em TI mudam rapidamente, as pessoas que se especializam em nichos, como inteligência artificial e computação em cloud, muitas vezes precisam viajar, compartilhando suas ideias com outras empresas e filiais de suas organizações localizadas em outros países.

Pessoas bilíngues com esse conhecimento são extremamente procurados na área de tecnologia.

Atualmente, tanto o governo quanto as empresas privadas percebem que fornecer um bom atendimento ao cliente depende de como eles podem se comunicar, o que significa que os trabalhadores bilíngues geralmente têm a vantagem em um mercado de trabalho competitivo.

Então, se você está pensando em aprender outro idioma para melhorar seu currículo ou seguir a carreira dos sonhos, nunca houve melhor época do que o presente.


*
Esse conteúdo foi produzido pela Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com a Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

registrado em: , ,