Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade reunida para debater sobre o cenário político do Brasil

Comunidade reunida para debater sobre o cenário político do Brasil

por Dara Luiza Hamann publicado 28/04/2016 09h38, última modificação 28/04/2016 09h38
Mesa Redonda foi realizada pelo Curso de Direito e Cátedra de Direitos Humanos da FAMES

28/04/2016 09h38

“Olhares jurídicos sobre o contexto político nacional” foi o tema da Mesa Redonda realizada na noite de terça-feira, 19 de abril. A Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), por meio do Curso de Direito e da Cátedra de Direitos Humanos, promoveu o evento, aberto ao público em geral, com o objetivo de proporcionar reflexões e entendimentos acerca dos problemas políticos do Brasil, especialmente sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a Operação Lava-Jato. A atividade começou às 19h, nas dependências do Auditório.

Mesa Redonda

Inicialmente, houve o canto do Hino Nacional, seguido de uma reflexão realizada pela Agente da Pastoral Universitária, pastora Ângela Dias. A coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos, professora Daniela Richter, fez a abertura oficial das atividades. Ela saudou os presentes, os debatedores convidados e o público espectador. Também frisou a importância da Mesa Redonda como um diálogo apartidário e saudável, que possibilita a compreensão do contexto e os fatores que constituem esta crise política.

Mesa Redonda

A professora Rosanna Vetuschi, do Curso de Direito da FAMES, mediou os debates da Mesa Redonda. Participaram como convidados o juiz federal e diretor do foro da Seção Judiciária Federal de Santa Maria, Loraci Flores de Lima, o presidente da OAB/RS, subseção de Santa Maria, Péricles Lamartine da Costa, o procurador seccional da União em Santa Maria, André Augusto Cella, o procurador do Estado em Santa Maria, Carlos Henrique Gomes e o advogado e professor universitário Márcio de Souza Bernardes.

Mesa Redonda

As opiniões e argumentos dos convidados sobre a temática foram únicos. Todavia, os profissionais comungaram em diversas questões. Para eles, a corrupção na política brasileira sempre existiu e o momento atual, de crise, serve de reflexão e aprendizado, que valerão para as próximas gerações. As investigações da Operação Lava Jato são consideradas positivas, pois não estão limitadas apenas a um partido. Outro consenso dos debatedores é que existe desinteresse pela política e que as pessoas, no dia-a-dia, agem de forma corrupta. Em relação ao processo de impeachment, houve posicionamentos favoráveis e contrários, porém, em ambos os casos, não é vislumbrada uma mudança imediata no cenário político do país.

Mesa Redonda

 

Assessoria de Imprensa