Comunidade do IMC dá inicio as festividades da semana farroupilha
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
17/09/2007 14h17,
última modificação
18/05/2016 16h36
Alunos trouxeram a cavalo a centelha da chama crioula que foi acesa no pátio da instituição
17/09/2007 14h17 - última modificação 18/05/2016 16h36

As comemorações da semana farroupilha no Colégio Metodista Centenário e na FAMES iniciaram com um resgate as tradições gaúchas nesta segunda-feira (17/09) pela manhã. Um grupo de sete alunos do Instituto Metodista Centenário trouxe a cavalo a centelha da chama crioula que foi acesa no pátio da instituição.
O hino do Rio Grande do Sul foi cantado pela professora Djanira Ribeiro. As atividades de abertura da semana farroupilha também tiveram a palavra da pastoral, declamação de poesia e a leitura da oração do gaúcho.
Outra atração que engrandeceu a festa foi à apresentação dos grupos de dança gaúcha das escolas Estaduais João Belém e Cícero Barreto. Os (As) estudantes apresentaram coreografias tradicionais como tatu de castanhola, valsa, vaneira, xote e chula. Os (As) alunos(as) e professores(as) do Centenário e da FAMES foram convidados(as) para realizar a dança da integração junto aos (as) dançarinos(as) e ensaiaram um maçanico.
A aluna do 3º ano verde, Samanta Dutra, ficou empolgada com a festividade. É muito importante ter atividades em todas as datas comemorativas do ano, neste caso porque resgata o tradicionalismo. A entrada dos colegas a cavalo e as apresentações de dança foram muito legais, destacou.
Até quarta-feira (19/09) os (as) estudantes do Centenário participam de recreios prolongados com música, roda de chimarrão e declamações de poesia. Já as crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, assistiram a apresentação dos grupos de dança na tarde desta segunda.