Colégio Centenário e FAMES aderem à campanha Esta vaga não é sua, nem por um minuto! e lançam ação de conscientização
24/09/2013 07h01 - última modificação 18/05/2016 16h37
A iniciativa busca conscientizar sobre o uso indevido das vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. A ação tem apoio da Cátedra de Direito Humanos, e faz alusão ao Dia Nacional do Trânsito comemorado no dia 25 de setembro.
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, no período da manhã, membros da Cátedra passaram em todas as salas de aula do Colégio Centenário distribuindo o folder da campanha e pedindo o apoio aos(às) alunos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No período da tarde, uma conversa entre as crianças com os membros da cátedra, professor Luís Carlos Gehrke e Professora Rogéria Lourenço, iniciou a ação com os(as) alunos(as) do 1º ao 4º do ensino fundamental. O professor Luiz Carlos mostrou a eles(as) a placa que sinaliza sobre o uso restrito da vaga, e ressaltou o equivoco das pessoas sem deficiência física que estacionam nas vagas reservadas e justificam dizendo: é só por alguns minutinhos. Ele ainda frisou que esta é uma das atitudes que dificulta a mobilidade de cadeirantes como, por exemplo, a professora Rogéria.
Rogéria interagiu com as crianças fazendo várias perguntas e contando das limitações enfrentadas por ela diariamente. A professora explicou que possui limitações físicas para manter-se em pé, por isto a cadeira de rodas é um instrumento indispensável em sua vida. Ela ainda abordou sobre os limites sociais, que são superados com maior facilidade, pois vemos cadeirantes que se destacam em diversas atividades, inclusive praticando esportes. Porém os limites físicos são enfrentados com maior dificuldade pelos cadeirantes que contam com colaboração e conscientização de todos(as).
Ao final da conversa, todos(as) os(as) alunos(as) foram convidados a divulgarem a campanha e levarem o folder para seus(suas) familiares, a fim de também conscientizá-los(as) sobre o respeito às vagas reservadas.
No dia 25, será a vez dos(as) acadêmicos(as) da FAMES serem convidados(as) a aderirem à campanha.
Assessoria de Imprensa
