Você está aqui: Página Inicial / Notícias / ASENA conquista medalhas no Campeonato Gaúcho de Canoagem

ASENA conquista medalhas no Campeonato Gaúcho de Canoagem

por Dara Luiza Hamann publicado 13/05/2016 12h46, última modificação 13/05/2016 12h46
Projeto de Extensão desenvolvido pela FAMES acompanhou a Associação

13/05/2016 12h46

Nos dias 7 e 8 de maio, Santa Maria esteve representada no Campeonato Gaúcho de Canoagem Velocidade. A competição ocorreu na Lagoa da Harmonia, no município de Teutônia. A bandeira da cidade universitária foi defendida pela Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (ASENA). Alguns dos competidores são atendidos pelo Convênio de Extensão da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) com a entidade, por meio do Curso de Educação Física.

Canoagem

Foto: Acadêmica de Educação Física da FAMES, Jéssica Ernst.

Além da ASENA, outras seis equipes – de Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Guaíba, Estrela, Santa Tereza e São Leopoldo - disputaram as provas. Os cerca de 150 competidores foram divididos em seis categorias (por idade) e três tipos de embarcação (k1, k2 e k4). A entidade de Santa Maria teve um bom desempenho no Campeonato, trazendo 13 medalhas para o Coração do Rio Grande. Foram dez títulos estaduais, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar. Gabriel da Rosa, que participa desde o início deste ano do Projeto Remar, desenvolvido pelo Curso de Educação Física da FAMES, foi um dos destaques da competição. Em sua estreia, ele conquistou a medalha de bronze na categoria infantil 500m.

Além dos alunos do Projeto Remar, acadêmicos do Curso de Educação Física acompanharam a ASENA nas disputas. Para a coordenadora da graduação na FAMES, professora Tatiana Trevisan, o envolvimento dos futuros educadores físicos está indo além das expectativas. “O interesse vai além do estagiar e isso é motivo de orgulho para nós”, enfatiza.

O treinador da equipe e também atleta da ASENA, Givago Ribeiro avalia positivamente a participação da entidade no Campeonato. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, apesar de sermos uma das menores equipes em número de integrantes. Vamos continuar treinando, agora com foco no Campeonato Nacional previsto para depois das Olimpíadas do Rio de Janeiro”, afirma.

Através do Projeto Remar, a FAMES realiza atividades voltadas a prática de canoagem, orientação sobre o meio ambiente, recreação, respeito e educação, com crianças e adolescentes do bairro Campestre do Menino Deus. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, na barragem do Vacacaí Mirim, sede da ASENA. Além do Remar, a Instituição trabalha a Paracanoagem, que atente atletas com necessidades especiais.

 

Assessoria de Imprensa