Aluna do curso de Letras produz TCC a partir de estudos desenvolvidos na Cátedra de Gênero e Grupo de Gênero e Linguagem
por Faculdade Metodista de Santa Maria
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publicado
20/07/2010 08h24,
última modificação
18/05/2016 16h36
Acadêmica Cristiana Rodrigues abordou no seu trabalho de conclusão de curso as questões de gênero na propaganda
20/07/2010 08h24 - última modificação 18/05/2016 16h36

0A acadêmica do curso de Letras Português/Espanhol da FAMES, Cristiana Rodrigues, soube aproveitar bem as oportunidades que a faculdade lhe ofereceu. Concluindo a graduação, a aluna apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso produzido a partir de pesquisas e análises feitas durante a sua participação na Cátedra de Gênero Wilma Roberts e no Grupo de Estudos de Gênero e Linguagem.
O trabalho defendido pela aluna, intitulado Uma leitura sobre as questões de gênero na propaganda, teve relação direta com o que aprendeu no âmbito do grupo de estudos. Entrei nos grupos por indicação de uma professora do curso. A Cátedra trabalha com questões de gênero e o grupo de estudos fez com que eu me interasse mais sobre a propaganda. O meu trabalho final uniu essas duas áreas, conta Cristiana.
A Cátedra de Gênero é coordenada pela psicóloga Neusa Scherer e o grupo sobre gênero e linguagem tem a orientação das professoras Andrea Reginatto e Rogéria dos Santos. Os trabalhos do grupo, que é ligado a cátedra, já existem há mais de um semestre e o objetivo é que tenham continuidade, tendo em vista os resultados que vem sendo obtidos. No grupo, fizemos o uso de propagandas que mostram a inferioridade da mulher. As análises me ajudaram a ter uma visão e uma percepção diferente. Isso depende de cada pessoa e do seu conhecimento sobre o assunto, afirma.
A ideia de usar propagandas é uma forma de associar a teoria com a prática, conhecida como a análise crítica do discurso. Utilizamos propagandas que mostram a situação do machismo, autoritarismo, diferentes formas de obediência, separação de atividades entre o homem e mulher, o que fechou direitinho com o trabalho, finaliza Cristiana Rodrigues.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo
O trabalho defendido pela aluna, intitulado Uma leitura sobre as questões de gênero na propaganda, teve relação direta com o que aprendeu no âmbito do grupo de estudos. Entrei nos grupos por indicação de uma professora do curso. A Cátedra trabalha com questões de gênero e o grupo de estudos fez com que eu me interasse mais sobre a propaganda. O meu trabalho final uniu essas duas áreas, conta Cristiana.
A Cátedra de Gênero é coordenada pela psicóloga Neusa Scherer e o grupo sobre gênero e linguagem tem a orientação das professoras Andrea Reginatto e Rogéria dos Santos. Os trabalhos do grupo, que é ligado a cátedra, já existem há mais de um semestre e o objetivo é que tenham continuidade, tendo em vista os resultados que vem sendo obtidos. No grupo, fizemos o uso de propagandas que mostram a inferioridade da mulher. As análises me ajudaram a ter uma visão e uma percepção diferente. Isso depende de cada pessoa e do seu conhecimento sobre o assunto, afirma.
A ideia de usar propagandas é uma forma de associar a teoria com a prática, conhecida como a análise crítica do discurso. Utilizamos propagandas que mostram a situação do machismo, autoritarismo, diferentes formas de obediência, separação de atividades entre o homem e mulher, o que fechou direitinho com o trabalho, finaliza Cristiana Rodrigues.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo