Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna do curso de Letras produz TCC a partir de estudos desenvolvidos na Cátedra de Gênero e Grupo de Gênero e Linguagem

Aluna do curso de Letras produz TCC a partir de estudos desenvolvidos na Cátedra de Gênero e Grupo de Gênero e Linguagem

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 20/07/2010 08h24, última modificação 18/05/2016 16h36
Acadêmica Cristiana Rodrigues abordou no seu trabalho de conclusão de curso as questões de gênero na propaganda

20/07/2010 08h24 - última modificação 18/05/2016 16h36

Aluna do curso de Letras produz TCC a partir de estudos desenvolvidos na Cátedra de Gênero e Grupo de Gênero e Linguagem
0A acadêmica do curso de Letras Português/Espanhol da FAMES, Cristiana Rodrigues, soube aproveitar bem as oportunidades que a faculdade lhe ofereceu. Concluindo a graduação, a aluna apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso produzido a partir de pesquisas e análises feitas durante a sua participação na Cátedra de Gênero Wilma Roberts e no Grupo de Estudos de Gênero e Linguagem.

O trabalho defendido pela aluna, intitulado “Uma leitura sobre as questões de gênero na propaganda”, teve relação direta com o que aprendeu no âmbito do grupo de estudos. “Entrei nos grupos por indicação de uma professora do curso. A Cátedra trabalha com questões de gênero e o grupo de estudos fez com que eu me interasse mais sobre a propaganda. O meu trabalho final uniu essas duas áreas”, conta Cristiana.

A Cátedra de Gênero é coordenada pela psicóloga Neusa Scherer e o grupo sobre gênero e linguagem tem a orientação das professoras Andrea Reginatto e Rogéria dos Santos. Os trabalhos do grupo, que é ligado a cátedra, já existem há mais de um semestre e o objetivo é que tenham continuidade, tendo em vista os resultados que vem sendo obtidos. “No grupo, fizemos o uso de propagandas que mostram a inferioridade da mulher. As análises me ajudaram a ter uma visão e uma percepção diferente. Isso depende de cada pessoa e do seu conhecimento sobre o assunto”, afirma.

A ideia de usar propagandas é uma forma de associar a teoria com a prática, conhecida como a análise crítica do discurso. “Utilizamos propagandas que mostram a situação do machismo, autoritarismo, diferentes formas de obediência, separação de atividades entre o homem e mulher, o que fechou direitinho com o trabalho”, finaliza Cristiana Rodrigues.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo