Acadêmicos(as) de Direito apresentam peça de teatro como atividade prática de aula
por Faculdade Metodista de Santa Maria
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publicado
14/07/2009 12h04,
última modificação
18/05/2016 16h36
Trabalho interdisciplinar entre Direito de Família e Sociologia reuniu alunos(as) do 3º e 9º semestre do curso
14/07/2009 12h04 - última modificação 18/05/2016 16h36

Na perspectiva de desenvolver a interdisciplinaridade, os(as) estudantes do 3º e 9º semestre do curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria realizaram uma atividade que uniu os conhecimentos das disciplinas de Sociologia e Direito Civil VIII - Direito de Família. A proposta do trabalho realizado como atividade de aula e apresentado no auditório da instituição, foi mostrar o retrato da família antiga em comparação com a família moderna, atual.
O momento foi uma oportunidade para desenvolver a oralidade, a desinibição e unir a diversidade de faixas etárias dos próprios(as) acadêmicos(as), que agiram como atores e atrizes. Nas peças de teatro apresentadas foram mostrados elementos essenciais do conteúdo das duas disciplinas envolvidas no trabalho.
Os(As) alunos(as) do 3º semestre representaram a família tradicional pelo viés da sociologia. Numerosa, estável, religiosa, com várias gerações num mesmo ambiente, patriarcal, com a mulher desenvolvendo atividades apenas no âmbito doméstico, todos ao redor de uma mesa por ocasião de uma refeição, entre outras características, foram os aspectos abordados pelo grupo.
Já os(as) estudantes do 9º semestre indicaram com base no direito de família como se constitui a família moderna, que já não é tão numerosa e tem como característica a afetividade não mais regulada pelo casamento, mas também pela união estável, monoparental, união livre e homoafetiva. Dilemas como o uso de drogas, as relações familiares e suas divergências também foram expostos.
Após as apresentações os(as) acadêmicos(as) puderam debater, sob o aspecto sociológico, todas as alterações que a família sofreu e ainda pode sofrer em decorrência de vários fatores. Falamos sobre as conquistas femininas de igualdade de gêneros, mudanças do paradigma da família rural para a urbana e das relações interpessoais, especialmente a partir da nova Constituição Federal de 1988, explica o professor de Direito de Família, Luís Carlos Gehrke.
O Professor da disciplina de Sociologia, Ricardo Rossato, conta que os(as) alunos(as) aprovaram a proposta e já mostraram interesse de desenvolver mais atividades interativas nos próximos semestres. Houve uma ótima mobilização por parte dos estudantes, eles se identificaram nos diversos papéis e se sentiram como agentes do processo de aprendizagem, destaca.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Thaís Pedrazzi
Fotos: Arquivo pessoal
O momento foi uma oportunidade para desenvolver a oralidade, a desinibição e unir a diversidade de faixas etárias dos próprios(as) acadêmicos(as), que agiram como atores e atrizes. Nas peças de teatro apresentadas foram mostrados elementos essenciais do conteúdo das duas disciplinas envolvidas no trabalho.
Os(As) alunos(as) do 3º semestre representaram a família tradicional pelo viés da sociologia. Numerosa, estável, religiosa, com várias gerações num mesmo ambiente, patriarcal, com a mulher desenvolvendo atividades apenas no âmbito doméstico, todos ao redor de uma mesa por ocasião de uma refeição, entre outras características, foram os aspectos abordados pelo grupo.
Já os(as) estudantes do 9º semestre indicaram com base no direito de família como se constitui a família moderna, que já não é tão numerosa e tem como característica a afetividade não mais regulada pelo casamento, mas também pela união estável, monoparental, união livre e homoafetiva. Dilemas como o uso de drogas, as relações familiares e suas divergências também foram expostos.
Após as apresentações os(as) acadêmicos(as) puderam debater, sob o aspecto sociológico, todas as alterações que a família sofreu e ainda pode sofrer em decorrência de vários fatores. Falamos sobre as conquistas femininas de igualdade de gêneros, mudanças do paradigma da família rural para a urbana e das relações interpessoais, especialmente a partir da nova Constituição Federal de 1988, explica o professor de Direito de Família, Luís Carlos Gehrke.
O Professor da disciplina de Sociologia, Ricardo Rossato, conta que os(as) alunos(as) aprovaram a proposta e já mostraram interesse de desenvolver mais atividades interativas nos próximos semestres. Houve uma ótima mobilização por parte dos estudantes, eles se identificaram nos diversos papéis e se sentiram como agentes do processo de aprendizagem, destaca.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Thaís Pedrazzi
Fotos: Arquivo pessoal