Acadêmicos(as) de Administração da FAMES participam de Aula Magna
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
27/08/2010 06h43,
última modificação
18/05/2016 16h36
Empresário e professor universitário aposentado, Carlos Costa Beber, conversou com os(as) estudantes sobre a sua experiência de gestor e empreendedor<br>
<br>
27/08/2010 06h43 - última modificação 18/05/2016 16h36

Abordando paradigmas e concepções que de certa forma fogem do padrão estudado nas faculdades, o empresário e professor aposentado da UFSM, Carlos Costa Beber, conversou com os(as) estudantes do curso de Administração da Faculdade Metodista de Santa Maria no dia 23 de agosto sobre temas que envolvem práticas de gestão e empreendedorismo.
O bate papo fez parte da Aula Magna do curso e reuniu acadêmicos(as) de diferentes semestres. Entre as concepções apresentadas pelo empresário está a de que o planejamento estratégico, considerado como ponto fundamental pelos(as) administradores(as), é relativo, e que ao contrário do que dizem os livros o(a) cliente deve estar em 2º lugar, pois em 1º lugar deve estar o(a) funcionário(a).
Entre as suas práticas de gestão está a seleção e contratação de funcionários(as) a partir do entendimento de contratar pelas atitudes e treinar as habilidades. A atitude não se ensina, está no gene da pessoa. As empresas preferem contratar alguém com experiência a formar um profissional. Uma característica que eu não valorizo na contratação é se a pessoa vem da concorrência, observa.
Indicando um cenário de atuação para os(as) futuros(as) profissionais, Carlos Costa Beber disse que o Brasil está iniciando um processo de crescimento irreversível e que as empresas estão buscando mão de obra qualificada fora do país porque não encontram aqui. Nessa linha, entre as necessidades do(a) jovem profissional, o empresário destacou que é fundamental o inglês. Hoje essa geração dispõe de instrumentos de informação que antigamente não haviam, completou.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
O bate papo fez parte da Aula Magna do curso e reuniu acadêmicos(as) de diferentes semestres. Entre as concepções apresentadas pelo empresário está a de que o planejamento estratégico, considerado como ponto fundamental pelos(as) administradores(as), é relativo, e que ao contrário do que dizem os livros o(a) cliente deve estar em 2º lugar, pois em 1º lugar deve estar o(a) funcionário(a).
Entre as suas práticas de gestão está a seleção e contratação de funcionários(as) a partir do entendimento de contratar pelas atitudes e treinar as habilidades. A atitude não se ensina, está no gene da pessoa. As empresas preferem contratar alguém com experiência a formar um profissional. Uma característica que eu não valorizo na contratação é se a pessoa vem da concorrência, observa.
Indicando um cenário de atuação para os(as) futuros(as) profissionais, Carlos Costa Beber disse que o Brasil está iniciando um processo de crescimento irreversível e que as empresas estão buscando mão de obra qualificada fora do país porque não encontram aqui. Nessa linha, entre as necessidades do(a) jovem profissional, o empresário destacou que é fundamental o inglês. Hoje essa geração dispõe de instrumentos de informação que antigamente não haviam, completou.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira