Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Acadêmicos(as) da FAMES apresentam trabalho no 5º Salão de Iniciação Científica e Extensão do IPA

Acadêmicos(as) da FAMES apresentam trabalho no 5º Salão de Iniciação Científica e Extensão do IPA

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 17/12/2010 15h31, última modificação 18/05/2016 16h36
Alunos(as) dos cursos de Direito e Educação Física tiveram trabalhos selecionados para a Mostra do Centro Universitário Metodista, em Porto Alegre

17/12/2010 15h31 - última modificação 18/05/2016 16h36

Acadêmicos(as) da FAMES apresentam trabalho no 5º Salão de Iniciação Científica e Extensão do IPA
Dois acadêmicos da Faculdade Metodista de Santa Maria participaram entre 09 e 12 de novembro do V Salão de Iniciação Cientifica (SICE) do Centro Universitário Metodista do IPA, em Porto Alegre. Em 2010, o evento teve como tema 'Um tempo para você conectar-se às tendências científicas', com a proposta de discutir, divulgar e apresentar trabalhos de investigação científica e de extensão dos(as) discentes.

A aluna de Educação Física, Thaís Dal Santo, apresentou o projeto de extensão do qual é bolsista na FAMES. O título do trabalho apresentado foi 'O exercício físico como tratamento coadjuvante para adultos com depressão', orientado pelo professor Marcelo Ustra Soares. 'Fiquei sabendo do evento através do Portal Metodista. Conversei com meu professor e pedi o aval dele para enviar o trabalho. Passamos por uma seleção e fomos aprovados', comemora Thaís.

Já Lucas Arbage, estudante de Direito, apresentou o artigo 'Os tratados internacionais de direito humanos, nova status', que versa sobre a nova hierarquia dos tratados de direitos humanos em face de uma decisão do STF que o estabeleceu como norma supralegal, sendo assim, uma decisão histórica. 'Fui incentivado a participar pelo meu professor orientador Mauro Stürmer, que me alertou sobre a realização do evento. Cada local já pré-determinado nos direcionava para a área que desejavamos ouvir ou apresentar o trabalho, sendo um evento de grandes dimensões', ressaltou Arbage.

Ao todo, foram apresentados cerca de 600 trabalhos, divididos em áreas específicas como humanas, saúde, engenharias, entre outras. 'Foi uma experiência inesquecível, pois tinha uma banca avaliando, o que nos levou a uma dedicação maior. O melhor trabalho receberia um certificado de destaque. Deu para ter uma ideia de como será a minha futura apresentação de TCC', conta a acadêmica de Educação Física.

Além desse evento, Thaís Dal Santo teve seu trabalho classificado para o FIEP, evento internacional de Educação Física que ocorre em Foz do Iguaçu. 'Com mais essa aprovação, eu e meu professor conseguimos duas publicações em revistas internacionais. O projeto de extensão é de autoria do professor. Meu trabalho é divulgar o trabalho e desenvolver as atividades', finaliza.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Fotos: Arquivo pessoal