Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A interdisciplinaridade na pesquisa: acadêmico do curso de direito apresenta TCC sobre esporte, gênero e direito

A interdisciplinaridade na pesquisa: acadêmico do curso de direito apresenta TCC sobre esporte, gênero e direito

por Caroline Oliveira da Costa publicado 05/07/2019 13h33, última modificação 11/07/2019 17h25

05/07/2019 13h33 - última modificação 11/07/2019 17h25

A interdisciplinaridade na pesquisa: acadêmico do curso de direito apresenta TCC sobre esporte, gênero e direito
O acadêmico Victor Silveira Gonzalez após a defesa do TCC, com a orientadora e a banca

Você já ouviu falar no termo “interdisciplinaridade”? A interdisciplinaridade trata-se de um processo de integração e relação entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento.  No meio acadêmico, a interdisciplinaridade é de suma importância no processo de articulação das diversas áreas do conhecimento, necessárias à formação docente, para a construção de uma proposta que mobilize saberes em prol de uma aprendizagem integrada.

Nesse sentido, a Faculdade Centenário percebe que a prática da interdisciplinaridade na construção do ensino-aprendizagem propicia a interação entre acadêmicos e professores e entre diferentes campos de estudos, cursos e disciplinas. Além de conduzir o acadêmico a estudar e a pesquisar temáticas que propiciem o diálogo de diferentes ramos, tanto na teoria quanto na prática.

Um exemplo da interdisciplinaridade sendo empregue na pesquisa aqui na Faculdade Centenário é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico do curso de Direito Victor Silveira Gonzalez, que tratou sobre um assunto contemporâneo e pertinente em época de Copa do Mundo de Futebol Feminino: o reconhecimento da mulher no contexto esportivo nacional.

O trabalho, apresentado no dia 28 de junho, foi orientado pela professora do curso de Direito da Faculdade Centenário e titular da disciplina optativa “Estudos de Gênero”, Luciane de Freitas Mazzardo. Já na banca estava a coordenadora e professora do curso de Educação Física, Tatiana Trevisan, que avaliou a relação da pesquisa com o esporte e a professora Nathália Facco Rocha.

Além de garantir a interação e o diálogo entre professores de diferentes cursos, o TCC pode servir como estímulo para outros acadêmicos desenvolverem futuras pesquisas com temáticas que abordem diferentes áreas.  

 

Assessoria de Imprensa