Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 23ª Coletânea de Atividades Recreativas é lançada por acadêmicos do 1º semestre de Educação Física

23ª Coletânea de Atividades Recreativas é lançada por acadêmicos do 1º semestre de Educação Física

por Caroline Oliveira da Costa publicado 02/07/2019 15h12, última modificação 02/07/2019 16h06

02/07/2019 15h12 - última modificação 02/07/2019 16h06

Já no primeiro semestre, os acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade Centenário têm a possibilidade de publicarem uma pesquisa. Isso porque, por meio da disciplina Esportes na Natureza, Recreação e Lazer, os alunos desenvolvem a Coletânea de Atividades Recreativas, que reúne dinâmicas laborais com e sem o uso de materiais. 

Em sua 23ª edição, a Coletânea realizada neste semestre foi lançada na manhã da última quarta-feira, 26 de junho, quando cada aluno recebeu um exemplar, entregue durante a aula da disciplina. Nesta edição, 22 acadêmicos participaram como autores. Ao todo, a pesquisa apresenta mais de 130 atividades recreativas com o uso de materiais e mais de 50 sem o uso.

                                                 

Quem organiza a coletânea é a professora titular da disciplina, Tatiana Trevisan, que conta com a colaboração da professora do curso de Educação Física, Taís Fernandes Amaral.  De acordo com Tatiana, o material é o produto final do trabalho de pesquisa e prática desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre.  

A professora explica que os alunos são orientados a pesquisarem atividades recreativas que objetivem a motivação dos praticantes no ambiente de trabalho. A partir disso, cada aluno deve escolher um exercício laboral, entregar a sua descrição e desenvolver a simulação da prática com o restante da turma. As dinâmicas devem ser planejadas para grupos e terem o tempo de duração de dez minutos cada. “Ao longo do semestre, a cada dia de aula, um aluno aplica uma atividade para a turma. O aluno deve se apresentar e desenvolver a simulação do exercício, como se realmente estivesse na empresa ou no local de trabalho”, relata Tatiana. 

                                                

      Acadêmicos desenvolvendo atividades recreativas durante a aula prática de Esportes na Natureza, Recreação e Lazer

Além de incentivar e possibilitar a pesquisa acadêmica, a produção da cartilha é uma forma de proporcionar que o acadêmico, já no início do curso, conheça as áreas de atuação do profissional de Educação Física recreacionista, uma vez que se tem a oportunidade de experimentar a aplicação técnica e prática do campo de atuação.

De acordo com a assessora de pós-graduação e pesquisa da Faculdade Centenário, professora Luciana Scarton, a Cartilha fomenta o compromisso da instituição em qualificar o ensino a partir de ações que promovam a pesquisa acadêmica como uma prática cotidiana do processo de graduação, com base nos pilares pesquisa, ensino e extensão.

“A Faculdade Centenário valoriza a pesquisa, de forma que desde o início da graduação já inserimos os nossos alunos neste meio, sendo por meio de grupos de estudos ou através de atividades desenvolvidas nas próprias disciplinas”, evidencia Luciana.

A Coletânea de Atividades Recreativas está disponível para ser consultada na Biblioteca da Faculdade Centenário. Os acadêmicos podem usar seus exemplares ao longo do curso e posteriormente na atuação profissional, uma vez que a obra serve como um manual de recreações, podendo ser adaptada para diversas situações.

Assessoria de Imprensa

registrado em: