Você está aqui: Página Inicial / Homenagem da Pastoral Escolar e Universitário ao Dia da Mulher

Homenagem da Pastoral Escolar e Universitário ao Dia da Mulher

por tanara.cargnelutti publicado 08/03/2022 10h02, última modificação 08/03/2022 10h02

08/03/2022 10h02

Dia Internacional da Mulher

“Pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.” (1 Críntios 11-12) 

Em 8 de março do ano de 1857, cerca de 129 mulheres morreram queimadas por reivindicarem melhorias salariais e salutares para o cotidiano profissional. Na conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca em 1910, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar em 8 de março, “o Dia Internacional da Mulher”.

O propósito desse dia é chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher, levar a uma tomada de consciência de valor da pessoa, perceber o papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos às pessoas do sexo feminino. Muitas mulheres são chamadas para servirem ao Senhor Jesus, e elas são extremamente importantes, no papel que desempenham no fortalecimento da missão.

Celebrar esse dia para nós, mulheres Metodistas, é uma oportunidade de reflexão sobre o valor que Cristo deu à mulher e também a de parar e orar em favor de mulheres que estão sofrendo ao redor do mundo com a perda da dignidade física, moral, psicológica e espiritual. Momento também de refletirmos sobre a democracia e a justiça social no mundo (secular e cristão), onde não temos condições igualitárias para o pleno desenvolvimento físico e mental, tanto para os homens, como para elas.

Embora a mulher tenha uma trajetória bíblica, é sempre tratada de maneira diferenciada, porém foi a mulher samaritana que recebeu a declaração de Jesus de que Ele era o Cristo, aquele que viria; as mulheres o serviram com seus bens e dons e foram essas as primeiras testemunhas da sua ressurreição.

Hoje as mulheres têm maiores desafios ocupando funções importantes em todas as esferas do nosso país. Mulheres precisam continuar testemunhando que são dedicadas e servem com amor. Temos um sonho, uma visão profética, de ver todas serem conduzidas com dignidade e respeito, não apenas para fazer a obra, mas também pensar e decidir. Que a graça do Senhor alcance todas as mulheres do nosso País e do mundo inteiro. E que juntas possamos construir um mundo melhor onde possamos exalar o Bom Perfume de Cristo.

Parabenizo todas mulheres trabalhadoras, que são impulsionadas pela alegria de Deus!

“Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de joias preciosas. (Provérbios 31-10b)

Reverenda Angela Dias