Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Recreação Reabilitadora atende mais de cem pessoas em situação de vulnerabilidade social

Recreação Reabilitadora atende mais de cem pessoas em situação de vulnerabilidade social

Projeto conta com alunos e professores para auxiliar crianças, adultos e idosos

15/09/2016 10h47 - última modificação 15/09/2016 10h48

Recreação Reabilitadora atende mais de cem pessoas em situação de vulnerabilidade social
Recreação Reabilitadora atende mais de cem pessoas em situação de vulnerabilidade social

 

Há doze anos nascia o projeto de extensão Recreação Reabilitadora. A princípio, o programa visava levar a recreação ao ambiente hospitalar, mas, por conta de sua importância social, cresceu e hoje alcança diversas instituições de Santa Maria. Entre crianças, adultos e idosos, cerca de 130 pessoas em situação de vulnerabilidade social são atendidas graças à dedicação de professores e alunos da Fames. 

A docente Juliana Corrêa Soares, coordenadora do projeto, ressalta a importância das atividades que aprimoram o desenvolvimento corporal, melhorando a qualidade de vida dos atendidos. O projeto pode auxiliar a população de instituições de longa permanência, como hospitais, presídios, clínicas de recuperação ou reabilitação e centros de apoio e atendimento.

“Desenvolvemos atividades e técnicas recreativas, educativas e físicas, individuais ou coletivas, trabalhando de forma positiva, sentimentos e reações físicas ocasionadas pelos estressores psicossociais. As atividades são voltadas para percepção corporal, desenvolvimento cognitivo, equilíbrio, resistência muscular, trabalhando diretamente com a motricidade ampla, assim auxiliando no crescimento e desenvolvimento saudável dos indivíduos”, relata.

Para trabalhar diversos aspectos físicos e psicológicos, atividades como pintura, recortes, jogos cooperativos e dança são implementadas, auxiliando no desenvolvimento de coordenação motora, percepção tátil e visual, desinibição e socialização. Todo o trabalho desenvolvido, desenvolve a autoconfiança e autoestima dos participantes, um dos aspectos mais relevantes do projeto. Juliana considera que “a autoestima é um dos aspectos mais importantes para o bem-estar do ser humano, pois quando o indivíduo está bem consigo mesmo, o ambiente ao seu redor muda de aspecto. Passa-se a ver a vida de um ângulo diferenciado, onde não existem somente problemas e perturbações”.

Nos últimos semestres o programa atuou na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), na Escola Antônio Francisco Lisboa e na Sociedade Espírita Estudo e Caridade Lar de Joaquina, mas existem mudanças entre instituições para que toda a comunidade seja beneficiada. A Recreação Reabilitadora, como conta Juliana, permite que as pessoas atendidas tenham acesso a um convívio diferente do que estão acostumadas, realizando atividades que trabalham suas potencialidades, mas respeitam suas dificuldades, sem discriminações.

“Por meio das atividades, e com o passar dos dias, percebemos a evolução proporcionada, mesmo que em muitos casos seja mínima. Vemos isso pela alegria, pela autoestima e pelo bem-estar que possibilitamos. Pretendemos ampliar os números de atendimentos e instituições atendidas, mantendo a essência do projeto e renovando as atividades a serem realizadas, preservando a identidade e as necessidades de cada indivíduo atendido”, declara.

Os benefícios também se estendem aos alunos da Fames que trabalham como voluntários ou bolsitas. Elane da Silva Cruz, de 28 anos, é aluna do 4° Semestre de Educação Física e atua como apoio extensionista no projeto há um semestre e meio. Ela conta que sua participação contribui muito em sua formação e que o auxílio da professora coordenadora nas atividades é fundamental. “Estou adquirindo experiência de como fazer um trabalho voltado para reabilitação e, assim, sigo aplicando os conhecimentos que eu estou conquistando ao longo do curso. Este projeto está sendo muito importante para meu crescimento pessoal e profissional”, declara Elane.

Confira fotos do programa no álbum abaixo:

Recreação Reabilitadora - Fames