Você está aqui: Página Inicial / Em breve no cinema: filme do Grupo Integração & Arte será estreado em dezembro no cinema ArcoPlex

Em breve no cinema: filme do Grupo Integração & Arte será estreado em dezembro no cinema ArcoPlex

por tanara.cargnelutti publicado 23/11/2021 13h11, última modificação 23/11/2021 13h13

23/11/2021 13h11 - última modificação 23/11/2021 13h13

Em breve no cinema: filme do Grupo Integração & Arte será estreado em dezembro no cinema ArcoPlex

Para marcar o seu aniversário de 15 anos, o grupo de dança Integração & Arte apresenta à comunidade santa-mariense o longa-metragem “Um Filme Sobre Viver”, que será estreado em 02 de dezembro em duas sessões gratuitas no cinema Arcoplex no Royal Plaza Shopping. O Integração & Arte é um projeto de extensão vinculado ao curso de Educação Física da Faculdade Metodista Centenário.

Escrito e dirigido pelas coreógrafas e professoras do grupo, Alline Fernandez e Pâmela Ferreira, o filme conta com a participação de 12 bailarinos membros do Integração & Arte. Além das duas sessões de estreia, o longa também será exibido de forma gratuita nos dias 06,07,09, 13 e 14 de dezembro. Em todos os cinco dias as sessões ocorrerão duas vezes, às 19h30 e às 20h30, com capacidade para 54 pessoas em cada.

Conforme conta a professora Alline Fernandez, a superprodução tem financiamento da Lei Aldir Blanc e foi idealizada em 2020, sendo que as gravações começaram em setembro do mesmo ano. Por conta da pandemia, o filme conta com cenas internas gravadas individualmente e cenas em grupos gravadas ao ar livre em diferentes locais da cidade.

“Ao assistir o público vai perceber que no filme tem várias cenas que são solos, porque as gravações começaram em setembro, quando estávamos saindo de uma bandeira vermelha e entrando em bandeira preta. Então, nesse período foi necessário pararmos com tudo, com todas as gravações. Depois, quando voltamos, buscamos gravar em locais externos, ao ar livre, ou cenas individuais, para não expor nossos bailarinos e todas as outras pessoas que fazem parte da produção”, relata.

 

Segundo Alline a iniciativa surgiu com o propósito de criar algo totalmente diferente e inovador para manter o grupo vivo, ativo, unido e produzindo, em tempos de distanciamento social e muitas dificuldades por conta da pandemia.

 “A ideia era justamente não deixar a dança morrer. Porque nós trabalhamos com uma arte que requer a presença. Aqui na escola, por exemplo, fazemos tudo em grupos, dificilmente fazemos solos. Somos em muitos e não queremos sobressair uma pessoa só. Todos são bailarinos talentosos e merecem o mesmo destaque. Mas, no filme isso foi diferente, tivemos que encontrar uma maneira de sobreviver, e essa foi a forma que a gente usou para falar sobre viver, por meio da dança”.

Alline acredita que a produção seja uma oportunidade para a comunidade santa-mariense apreciar a dança e a arte de forma gratuita, ao mesmo tempo que proporciona a reflexão sobre esse momento atípico vivido por todos, trazendo esperança e boas perspectivas em relação ao futuro.

“Por meio da dança, o filme busca fazer com que o público se identifique com as características dos bailarinos, e assim repensem sobre esse momento, sobre a vida e sobre suas atitudes. Fazendo com que esse pensar traga mais esperança de dias melhores. Além disso é uma maneira de darmos o nosso retorno para a sociedade e também uma oportunidade para aquelas pessoas que nunca puderam ir ao cinema assistirem a um filme gratuito”, comenta.

Os 12 bailarinos do elenco são: Ana Valquíria Cornel, Bruna bergamo, Gabriela Torri, Gustavo Silva, Helder Machado, Juli Dota, Matheus Jardim, Marina Leal, Natália Colvero, Oneide dos Santos, Sadiana-Luz Frota, Tamara Soares.

Roteiro, coreografia e direção: Alline Fernandez e Pâmela Ferreira

Direção de fotografia e edição: Marcos Oliveira

Trilha Sonora: Ronaldo Palma

Figurinista e Produtor de Moda: Henrique Goulart

Expressão Vocal: Thomas Lins

Apoio Técnico e Artístico: Henrique Goulart, Maria Clara Mariani, Milena Christo, Mayara Lopes, Ana Carolina Fruh, Gustavo Silva, Gabriela Torri.

Criação Psicanalítica das Personagens: Anderson Saldanha Mendes, Carina Teixeira Leite, Natalia Dalla Côrte Cantarelli, Thércio Andreatta Brasil.

Produção Textual: Alline Fernandez, Anderson Saldanha Mendes, Carina Teixeira Leite, Natália Dalla Côrte Cantarelli, Thércio Andreatta Brasil.

Gestão Cultural: Oneide dos Santos.

Apoiadores: HVinte Produções, Floratta Eventos, Babette by Denise, Itaimbé Palace Hotel, Ampla Móveis, Arcoplex, SM Outdoor, J.Adams Propaganda

Patrocinadores: Vighna - Fisioterapia e Pilates; Integração & Arte - Estúdio de Dança

Agradecimentos: Família Torri, Denise Rocha, Rosane Kasten, Matheus Bergoli Gomes, Juliano Scheflben, Gerson, Raquel e Maya.

 

Confira a sinopse do filme publicada nas redes sociais do grupo:

"Em meio à turbulência do sobreviver, um grupo de bailarinos se aventura na busca pelo autoconhecimento como alternativa para seguir em frente. Seus medos, frustrações e conflitos expostos à "escuta", transcendem a evolução de estar vivo. O desejo de respostas e a necessidade de dias melhores são os fios que narram essa história poética e audiovisual. Um pedido de socorro, uma busca por entender, Um Filme Sobre Viver!"

 Clique aqui e confira o teaser oficial do filme publicado na página do Facebook do grupo.

Assessoria de Imprensa