Todos ouvimos falar sobre o profissional ‘personal trainer’, mas o que isso quer dizer? A palavra oriunda do inglês e adicionada ao diálogo do brasileiro significa, na prática, treinador particular. Seja atuando em academia ou na casa do cliente, o trabalho do personal trainer conquistou ainda mais relevância nos últimos anos. Ao decorrer da última década, a educação física passou a atuar em outros campos para inserir as pessoas num contexto de qualidade de vida e saúde.

Confira o que o personal trainer faz e onde pode atuar:

Atividades

A profissão recebe uma atenção diferente e começa a ser monitorada por pessoas que buscam treinamentos específicos sem depender da disponibilidade dos professores de academias, que necessitam orientar muitos atletas. Por conta disso, o personal trainer tem o objetivo de avaliar, organizar, prescrever e orientar a prática de atividades físicas estruturadas com base em princípios do treinamento desportivo, da biomecânica e da fisiologia do exercício.

Todos esses princípios serão aliados parâmetro psicológico influenciando o treinamento que deverá ser individualizado ou para grupos especiais.

Campo de trabalho

O mercado de trabalho é muito amplo por conta das pessoas que solicitam esse tipo de serviço não dispõem de tanto tempo para praticar atividades assiduamente. O trainer é procurado para trabalhar com este público, em residência ou locais próximos, para praticar exercícios, mas de forma segura.

Para ser um personal trainer, o profissional obrigatoriamente precisa cursar Educação Física ter o registro junto ao CREF- Conselho Regional de Educação Física.

O curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria possui tradição, qualidade e reconhecimento. Por meio de projetos de extensão, os estudantes são capacitados a atuar com pessoas de diversas idades e necessidades. Conheça mais sobre o curso e inscreva-se!