O podcast (arquivo digital de áudio transmitido por meio da internet) chegou ao Brasil no ano de 2004. O conteúdo do material pode ser diverso, geralmente com o objetivo de transmitir informações e entretenimento.

Segundo a Music Oomph/Podcast Statistic, atualmente existem no mundo 700.000 podcasts ativos e 29 milhões de episódios em pelo menos 100 línguas. A pesquisa também mostrou que as áreas mais populares no segmento são: cultura e sociedade, negócios, humor, notícias, política e saúde.

Spotify

A plataforma de áudio Spotify, por exemplo, este ano registrou mais de 30 mil novos podcasts. De acordo com O CEO Daniel EK, o objetivo é que em futuro próximo 20% do conteúdo oferecido seja não-musical.  Segundo o empresário, “nossos ouvidos não valem 10x menos que nossos olhos”.

Em outubro de 2019, a empresa disponibilizou a todos os interessados o Spotify for Podcasters. O sistema foi desenvolvido especialmente para que produtores de podcasts insiram seus programas na plataforma. O serviço também dá acesso a diversas estatísticas sobre os programas.

É possível que o interesse das pessoas pelo conteúdo em áudio tenha relação com estudos atuais sobre publicidade. Eles apontam que mais de 60% dos anúncios televisivos são ouvidos. “Seus olhos estão ocupados, mas sua mente está livre”, declara John Harrobin, Diretor de Marketing da Audible. A Rede Globo, por exemplo, desde 2018 produz uma série de podcasts nas áreas de notícias, esporte e entretenimento

Você já pensou em produzir um podcast?  Talvez você se interesse pela área de comunicação, mais especificamente a faculdade de Jornalismo. A  Faculdade Metodista Centenário oferece a distância um dos cursos mais tradicionais e bem avaliados do mercado.

Leia também