Você está aqui: Página Inicial / Alimentação e aprendizagem: confira como melhorar o desempenho nos estudos

Alimentação e aprendizagem: confira como melhorar o desempenho nos estudos

por tanara.cargnelutti publicado 23/03/2021 10h18, última modificação 23/03/2021 10h18

23/03/2021 10h18

Alimentação e aprendizagem: confira como melhorar o desempenho nos estudos

Uma alimentação saudável e em quantidade adequada contribui para o aprendizado. Alguns alimentos estimulam a memória, o raciocínio e ajudam até a melhorar a concentração e a equilibrar o humor. É o que afirma a nutricionista Josiane Braun, que hoje traz algumas dicas sobre como a alimentação equilibrada pode ajudar nos estudos.

Com o objetivo de orientar e colaborar com os processos de aprendizagem dos acadêmicos, esta matéria é mais uma ação do Núcleo de Apoio ao Discente (NADI) da Faculdade Metodista Centenário. Clique aqui e saiba mais sobre o NADI.

Para ter bons resultados em provas e trabalhos da graduação, não basta apenas dedicar-se aos estudos. Cuidar da saúde, apostando em uma alimentação saudável, também é fundamental para um bom desempenho nas tarefas do dia a dia. Segundo a nutricionista Josiane, uma alimentação adequada é aliada do bom funcionamento do nosso cérebro, que é responsável por absorver, processar e armazenar todas as informações.

Desta forma, existem alguns fatores que podem influenciar positivamente no desenvolvimento deste órgão como a ingestão de nutrientes fornecidos por meio de alimentos adequados. “Algumas mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a nos manter mais concentrados, melhora a memória e previne diversos distúrbios neurológicos”, garante Josiane.

Para mostrar o que deve fazer parte do cardápio de quem busca uma dieta equilibrada, a nutricionista também expõe dicas de alimentos e nutrientes que podem melhorar a capacidade de memorização, concentração e raciocínio. Confira:

CARBOIDRATOS

Como explica Josiane, as fibras presentes nos carboidratos complexos, ou seja, os integrais, ajudam no desempenho cognitivo. A privação de carboidratos está associada a falta de energia, fadiga, apatia, inquietação e falta de atenção. O nutriente está presente em alimentos integrais como arroz, pão, macarrão e aveia.

PROTEÍNAS

Outra dica para o aprendizado é o consumo de proteínas, pois elas são construtoras das redes neuronais, produzindo novas sinapses, processo necessário para comunicação entre os neurônios. Porém, algumas proteínas não podem ser produzidas pelo organismo e são essenciais, devendo ser adquiridas através de alimentos, como por exemplo, carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas.

ÔMEGA 6 E 3

Também muito importantes são os ácidos graxos. Os w-6 podem influenciar na habilidade dos neurônios em utilizar glicose, auxiliando, assim na concentração. Já baixos níveis w-3 podem causar deficiência visual, falta de motivação e problemas no aprendizado, além de afetar sistemas que utilizam neurotransmissores no córtex frontal.  O ômega-3 pode ser encontrado em peixes de água salgada como sardinha, além das sementes.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B também estão associadas a produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção e diminuição da excitabilidade. Ajudam na energia, melhoram a memória e auxiliam na comunicação dos neurônios e desenvolvimento deles. Além disso, a deficiência delas pode causar nervosismo extremo, falta de energia e inércia. Está presente principalmente em proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos), em leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e nas sementes, como nozes, castanhas e amêndoas.

O QUE EVITAR – GORDURA TRANS E ADITIVOS QUÍMICOS

Por outro lado, a nutricionista também alerta para os principais ingredientes que não devem fazer parte da refeição do estudante. De acordo com ela o consumo excessivo de alimentos que contenham gordura trans e aditivos químicos pode causar efeito deletério sobre o desempenho cerebral, podendo também, contribuir para estados de demência, déficit de atenção, ansiedade e depressão.

Por isso, caro discente, cuide do seu corpo e da sua mente! Pratique uma alimentação saudável, pois isso irá lhe ajudar a otimizar o seu desenvolvimento e aprendizado durante as aulas e os testes da faculdade. Ficou com alguma dúvida? Conte com o apoio do NADI. Envie um e-mail para: nadi@fames.metodista.br e um dos integrantes entrará em contato com você.

Assessoria de Imprensa